Novos horários dos Serviços Administrativos
Receção aos alunos e EE 2024-2025
Suspensão de atividades
Manuais escolares 2024-2025 (vouchers)
Auxílios económicos 1.º ciclo 24-25
Transportes escolares camarários 2024-2025
Lançamento do livro "O que ficou... do cravo na espingarda?" na FLIS
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio de 2024, pelas 18h00, o Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa apresentou, na Feira do Livro Infantil de Serpa (FLIS), o livro coletivo O que ficou… do cravo na espingarda?, elaborado no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
O embrião deste projeto foi um desafio de Escrita lançado aos alunos do 9.º ano, na disciplina de Português, em articulação com Educação Visual. A antologia reúne 36 textos (31 contos, três memórias e dois poemas) e 31 ilustrações, elaborados pelos alunos do Agrupamento, aos quais se juntaram ex-alunos, professores, colaboradores dos Grupos Interativos, assistentes operacionais e alunos da Academia Sénior. Contou, ainda, com o apoio da Câmara Municipal de Serpa para a publicação.
O livro nasceu, como sublinha, no prólogo, a professora de Português Maribel Paradinha, «como um dever de memória (na feliz expressão de Primo Levi) e uma celebração das conquistas adquiridas; como uma necessidade de estreitamento e de transmissão intergeracionais; como um meio de nos interessarmos pelo Outro e nos conectarmos pelos afetos; e como uma mostra de que, como diz o tão citado provérbio africano, “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança.”. Mais do que a prova do que somos ou não capazes de fazer [conclui a docente], este livro é a evidência de que juntos podemos fazer e fazemos melhor!»
Aos autores, aos ilustradores, a todos os outros que o tornaram possível e aos que nos acompanharam no lançamento do livro, o nosso muito obrigada!
Lançamento de livro FLIS_24
Comemorações dos 50 anos do 25 de abril
Premiadas no Concurso literário infantil e juvenil ASSESTA
Da esquerda para a direita: Camila Acabado (1.º ano), Professora Guadalupe Apolinário (Professora Bibliotecária), Madalena Caro (6.º ano) e Rita Neves (8.º ano) do AE n.º 1 de Serpa com Inês Salgueiro (10.º ano) do AE n.º 2 de Serpa.
Na passada quinta-feira, dia 18 de abril de 2024, foram conhecidos, em sessão pública, os 12 vencedores e os 8 finalistas da 1.ª Edição do Prémio Infantil e Juvenil ASSESTA.
O concurso, dirigido aos alunos de todos os Agrupamentos de Escolas, Escolas Não Agrupadas e Escolas Profissionais dos municípios que integram a CIMBAL, foi criado com o objetivo de “fomentar o gosto pela leitura e escrita, a promoção da Língua Portuguesa e incentivar a criação literária sobre temáticas de carácter global e identitário.” Nesta 1.ª edição, o tema escolhido fez eco às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Os textos dos premiados e dos finalistas foram publicados no livro com o título do tema desta edição: O valor da liberdade e da democracia.
Os textos dos alunos AE n.º 1 de Serpa selecionados para o concurso foram: “Liberdade. Democracia”, de Camila Acabado, aluna do 1.º ano da Escola Básica de Pias (Finalista, no escalão do 1.º ciclo); “A Liberdade”, de Madalena Caro, aluna do 6.º ano da Escola Básica Abade Correia da Serra (2.º Lugar, no escalão do 2.º ciclo); “Hoje, venho aqui contar”, de Rita Neves, aluna do 8.º ano da Escola Básica Abade Correia da Serra (2.º Lugar, no escalão do 2.º ciclo).
A estas vencedoras juntou-se outra do concelho de Serpa, ex-aluna do AE n.º 1 de Serpa, atualmente aluna da Escola Secundária de Serpa, Inês Salgueiro, cujo texto “Em troca da luta, desvalorização” foi também Finalista, no escalão do Ensino Secundário.
A cerimónia de revelação e entrega dos prémios decorreu no auditório da CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo).
Parabéns às nossas vencedoras!
Assembleia de Pais e EE
Horário de receção aos Encarregados de Educação - Ano letivo 2023-2024
ESCOLA BÁSICA ABADE CORREIA DA SERRA
Nível / Ciclo | Ano / Turma | Reunião com os Pais/EE |
Receção aos alunos 15 de Setembro - 6ª feira |
Dia 18 2ª feira |
2º ciclo | 5º AS |
15 de Setembro -6ª Feira 9:00 às 10:30 sala 6 |
De acordo com horário da turma | |
5º BS |
15 de Setembro -6ª Feira 9:00 às 10:30 sala 7 |
|||
5ºCS |
15 de Setembro -6ª Feira 9:00 às 10:30 sala 8 |
|||
6º Ano |
19 de Setembro - 3ª Feira 17:30 |
15 de Setembro -6ª Feira 10:45 às 11:45 6ºAS - Sala1 6ºBS - Sala 2 6ºCS - sala 3 |
||
3º ciclo | 7º Ano |
20 de Setembro - 4ª Feira 17:30 |
15 de Setembro -6ª Feira 10:45 às 11:45 7ºAS - Sala 9 7ºBS - Sala 10 7ºCS – Sala Música (junto ao bar) |
|
8º Ano |
15 de Setembro -6ª Feira 10:45 às 11:45 8ºAS - 12 8ºBS – Sala GG |
|||
9º Ano |
15 de Setembro -6ª Feira 10:45 às 11:45 9ºAS - Sala 11 9ºBS - Sala Lab |
ESCOLA BÁSICA DE PIAS
Nível / Ciclo | Ano / Turma | Reunião com os Pais/EE |
Receção aos alunos 15 de Setembro -6ª Feira |
Dia 19 2ª feira |
2º Ciclo | 5º AP |
15 de Setembro -6ª Feira 9:00 às 10:30 Sala 8 |
De acordo com horário da turma | |
5º BP |
15 de Setembro -6ª Feira 9:00 às 10:30 Sala 9 |
|||
6º Ano |
18 de Setembro - 2ª Feira 16:30 |
15 de Setembro -6ª Feira 10:45 às 11:45 6ºAP – Sala 12 6ºBP – Sala 10 |
||
3º Ciclo | 7º Ano |
18 de Setembro - 2ª Feira 16:30 |
15 de Setembro -6ª Feira 10:45 às 11:45 7ºAP - Sala 13 7ºBP - Sala 6 |
|
8º Ano |
15 de Setembro -6ª Feira 10:45 às 11:45 8ºAP - Sala 14 8ºBP – Sala 15 |
|||
9º Ano |
15 de Setembro -6ª Feira 10:45 às 11:45 9ºAP - Sala 16 9ºBP - Sala 4 |
|||
PIEF |
15 de Setembro -6ª Feira 10:45 às 11:45 Sala 5 |
____________________________________________________________________
Receção aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos - Ano Letivo 2023/2024
Terão lugar reuniões de pais/ encarregados de educação nas várias escolas a fim de esclarecer questões associadas ao arranque das aulas. Estas reuniões decorrerão de acordo com o calendário que a seguir se apresenta, estando o local indicado em cada escola.
A comparência dos pais/ encarregados de educação é de grande importância para a vida escolar dos alunos!
Votos de um Bom Ano Letivo!
A Diretora do Agrupamento de Escolas nº1 de Serpa
Ana Apolinário
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Receção aos alunos e Encarregados de Educação do 1.º ciclo - Ano Letivo 2023/2024
Ex.mo(a) Encarregado(a) de Educação:
Tendo em consideração o início do ano letivo 2023/ 2024, serve a presente para dar conhecimento a respeito de algumas questões que a esta fase dizem respeito.
Assim, informo que as aulas iniciar-se-ão no dia 15 de setembro (6ª-feira), tendo lugar a receção aos alunos entre as 9 horas e as 12 horas e 30 minutos, não havendo atividades letivas no período da tarde. A partir do dia 18 de setembro, as atividades letivas decorrerão de acordo com o horário das turmas, o qual será entregue em tempo útil.
Terão lugar reuniões de pais/ encarregados de educação nas várias escolas a fim de esclarecer questões associadas ao arranque das aulas. Estas reuniões decorrerão de acordo com o calendário que a seguir se apresenta, estando o local indicado em cada escola.
A comparência dos pais/ encarregados de educação de grande importância para a vida escolar dos alunos!
Votos de um Bom Ano Letivo!
A Diretora do Agrupamento de Escolas nº1 de Serpa
Ana Apolinário
______________________________________________________________________________
Receção aos alunos e Encarregados de Educação - Ano Letivo 2023/2024
Ex.mo(a) Encarregado(a) de Educação:
Tendo em consideração o início do ano letivo 2023/ 2024, serve a presente para dar conhecimento a respeito de algumas questões que a esta fase dizem respeito.
Assim, informo que as aulas iniciar-se-ão no dia 15 de setembro (6ª-feira), tendo lugar a receção aos alunos entre as 9 horas e as 12 horas e 30 minutos, não havendo atividades letivas no período da tarde. A partir do dia 18 de setembro, as atividades letivas decorrerão de acordo com o horário das turmas, aquando da apresentação e afixado nas diversas Escolas do Agrupamento.
Serão convocadas reuniões de pais/ encarregados de educação nas várias Escolas a fim de esclarecer assuntos associados ao arranque das aulas. Estas reuniões decorrerão por ciclo de ensino, de acordo com calendário próprio.
A Diretora do Agrupamento de Escolas nº1 de Serpa
Ana Apolinário
_____________________________________________________________________________________________________________
Apresentação de livro
_________________________________________________________________________
Matrículas Ano Letivo 2023-2024
O período de MATRÍCULAS para o Pré-escolar (1.ª vez) e para o 1.º ANO do 1.º Ciclo, para o ano letivo 2023/2024, decorre entre 15 de abril e 15 de maio de 2023.
A matrícula é obrigatória para as crianças que completem 6 anos até 15 de setembro de 2023.
Em relação às crianças que completem 6 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2023, a matrícula no ensino básico é opcional, ficando condicionada à existência de vaga.
A matrícula deverá ser efetuada:
1) Pelo encarregado de educação, via eletrónica na aplicação informática disponível no Portal das Matrículas https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através do cartão de cidadão, chave móvel ou dados de acesso ao portal das finanças. O Agrupamento prestará por telefone o apoio necessário aos encarregados de educação.
2) O apoio à matrícula pode ser efetuado presencialmente, de preferência com marcação prévia, na secretaria da sede deste agrupamento Escola Básica Abade Correia da Serra ou na Escola Básica de Pias, no seguinte horário: 9h30m-12h00m e 14h-17h.
DOCUMENTOS A APRESENTAR NO ATO DA MATRÍCULA
- 1 Fotografia tipo passe (atual);
- Declaração do Abono de Família (escalão)
- Cartão de Vacinas atualizado;
- N.º de subsistema de saúde (caso seja beneficiário);
- Cartão de Cidadão e respetivo “pin”ou Bilhete de Identidade, ou Cédula Pessoal do aluno;
- Cartão de Cidadão e respetivo “pin”ou Bilhete de Identidade do encarregado de educação e dos pais;
Para os alunos que não possuem cartão de cidadão:
- Cartão de utente do Serviço Nacional de Saúde (NISS);
- N.º de identificação da Segurança Social;
- N.º Fiscal de Contribuinte do aluno e do encarregado de educação;
Os encarregados de educação que pretendam solicitar Auxílios Económicos deverão dirigir-se ao Atendimento da Câmara Municipal de Serpa no período estipulado para o efeito.
_________________________________________________________________________
Homologação do Resultado da Eleição da Diretora
No âmbito do Procedimento Concursal Prévio à Eleição de Diretor(a) e de acordo com o número 4 do artigo 10.º do Regulamento do Procedimento Concursal, cumpre-me informar que foi eleita Diretora do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa, a professora Ana Sofia Apolinário Palma, em reunião de Conselho Geral de dia 30 de janeiro, tendo o resultado da eleição sido tacitamente homologado pela Diretora Geral da Administração Escolar.
Serpa, 15 de fevereiro de 2023
A Presidente do Conselho Geral
(Maria de Fátima de Oliveira Godinho Patriarca Sebastião)
Carregamentos dos cartões (GIAE Online) – MAWAY
O serviço MAWAY – carregamentos de cartões online, já está disponível!
A partir de agora já pode carregar o cartão do seu educando sem ir fisicamente à escola.
Informamos todos os Encarregados de Educação de que, a partir de hoje, se encontra em funcionamento, para todas as escolas do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa, o serviço MAWAY - serviço de pagamentos digitais integrados, que permite efetuar carregamentos no cartão do aluno, sem ter de ir fisicamente à escola.
O uso deste serviço não é obrigatório, apenas complementa os meios de carregamento usuais e facilita o processo de carregamento aos Encarregados de Educação, evitando as deslocações à escola e as filas que inevitavelmente existem no carregamento físico.
O carregamento do cartão pode continuar a ser feito, presencialmente, na escola, nos locais habituais.
O uso do serviço MAWAY não acarreta quaisquer custos para os Encarregados de Educação, os quais serão suportados pela Câmara Municipal de Serpa mediante cobrança efetuada pela entidade que fornece e gere o serviço, a Empresa Microabreu.
Para efetuar o registo e respetivo carregamento o Encarregado de Educação deve aceder à plataforma GIAE do Agrupamento (https://aen1serpa.giae.pt/) e obter as referências para pagamento. Se não existir nenhum problema de ordem técnica, o valor carregado fica disponível de imediato.
Apenas é obrigatório o registo no MAWAY se desejar efetuar carregamentos online.
No caso de ter 2 ou mais educandos no Agrupamento não tem de realizar vários registos. Apenas tem de copiar os dados do registo para o(s) outro(s) educando(s) no GIAE online.
Veja no seguinte vídeo, disponibilizado pela empresa que gere o serviço, como efetuar o registo no MAWAY - Carregamento online de cartões.
https://youtu.be/a-7NVliwEEU
Consulte também o guia de utilização com algumas perguntas frequentes.
https://maway.pt/MAWAY_Utilizadores.pdf
Abertura do Procedimento Concursal Prévio à Eleição de Diretor(a) do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa
Nos termos do disposto no artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, torna-se público que se encontra aberto o Procedimento Concursal prévio à Eleição de Diretor(a) do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar do dia seguinte ao da publicação do aviso n.º 21690, publicado no Diário da República, Série II de 2022-11-15.
Regulamento do Procedimento Concursal Prévio à Eleição do Diretor
Requerimento de Admissão ao Procedimento Concursal
Lista de Candidatos Admitidos e Excluídos
Legislação aplicável:
Portaria n.º 604/2008 de 9 de julho
Decreto-Lei n.º 4/2015 de 7 de janeiro
Abertura do Ano Letivo 2022/2023
Informa-se toda a comunidade escolar que o Ano Letivo 2022/2023 vai iniciar, em regime presencial, no dia 16 de setembro, para o pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, com atividades de receção, de acordo com o calendarização que se anexa.
Ano letivo 2022/2023
Coronavírus: O que é, riscos, como se prevenir
Consciente da gravidade desta epidemia, o Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa retransmite as recomendações emanadas pela Direção Geral de Saúde (DGS).
O que é o novo coronavírus?
O novo coronavírus, intitulado Covid-19 ou nCoV19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na cidade de Wuhan.
Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos. A fonte da infeção é ainda desconhecida.
Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia. Em casos de síndromes respiratórias mais graves, pode ocorrer insuficiência renal e até mesmo morte.
Quais os sintomas?
Os sintomas das doenças causadas pelos coronavírus são: tosse, dificuldade respiratória, falta de ar e febre.
Como se transmite?
Embora esteja ainda em investigação a via de transmissão, sabe-se já que o vírus se transmite de pessoa a pessoa, não se conhecendo ainda mais pormenores.
Saiba mais em Perguntas Frequentes (site da DGS).
Em caso de eventual suspeita, ligue, em primeiro lugar, para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as instruções dadas pelos profissionais de saúde.
INCLUD-ED
O Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa aceitou o desafio lançado pela Direção-Geral da Educação e faz agora parte do projeto-piloto INCLUD-ED.
Trata-se de um projeto que irá lançar as suas primeiras sementes em Portugal, mas que conta já com a implementação em mais de 1000 escolas, de diversos países, ao redor do mundo.
INCLUD-ED tem como principal objetivo possibilitar o sucesso académico a par da coesão social, para todas as crianças e comunidades.
Teve como ponto de partida um projeto de investigação, que decorreu ao longo de vários anos em várias escolas de diferentes países, sobre comunidades envolvidas em projetos de aprendizagem a partir do qual se identificaram ações que, independentemente do contexto, têm sucesso, o que lhes confere a possibilidade de serem transferíveis para quaisquer escolas ou comunidades.
O Projeto está em consonância com as teorias científicas internacionais que situam as interações e o envolvimento da comunidade como fatores fundamentais do aprendizado na sociedade atual.
Em mais de 1.000 escolas em 11 países, trabalhando em rede com governos, universidades e outras entidades sociais, o projeto demonstrou a partir de evidências que:
• Melhora os resultados académicos de todos os estudantes, especialmente daqueles que apresentam maior dificuldade.
• Melhora a convivência, gerando espaços de aprendizado democráticos e inclusivos.
• Melhora a participação das famílias e de toda a comunidade.
• Melhora a coesão social promovendo diálogo e cooperação entre todos os agentes sociais.
GIAAF
O GIAAF - Gabinete de Infomação e Apoio ao Aluno e à Família - é um espaço de mediação e aconselhamento dirigido aos alunos e famílias que funciona como um serviço de apoio a toda a comunidade.