Outubro - Mês de Prevenção e Combate ao Bullying

cartaz cyberbullyingO fenómeno do bullying afeta imensas crianças e jovens tratando-se de uma problemática que atinge as escolas, independentemente do meio social envolvente ou do estatuto socioeconómico da comunidade.

Um dos principais problemas é a enorme dificuldade que a vítima tem em denunciar as agressões (verbais, físicas, psicológicas, relacionais, sexuais e/ou online). DENUNCIAR é um dever de TODOS!

Neste sentido, as psicólogas do agrupamento disponibilizam uma entrevista com o psicólogo Luís Fernandes, com trabalho reconhecido na área do bullying e cyberbullying, que aponta algumas pistas sobre os sinais de alerta a que devemos estar atentos relativamente às vítimas deste fenómeno.

 

clique no link ou na imagem seguinte para aceder à entrevista 

http://www.oatual.pt/magazine/entrevista-atual-com-luis-fernandes  

entrevistabullyingjf


 

Mensagem de Boas-Vindas 2021/2022

Aos Professores, Educadores, Assistentes Operacionais e Alunos,

Reconhecendo a importância de todos os intervenientes para o sucesso educativo e bem-estar físico e psicológico dos nossos alunos, as psicólogas do Agrupamento vêm por este meio desejar a todos um excelente ano letivo!

Apesar da pandemia que tem vindo a assolar o globo e a nossa comunidade em particular, estamos esperançosos que ao longo deste ano letivo seja possível o retorno gradual à normalidade.

As psicólogas continuam a manifestar a sua disponibilidade para prestar apoio a quem dele necessitar.

Cláudia Penacho e Ana Cristina Fonseca 

cartaz boas vindas


 

Programa de Orientação Vocacional

No âmbito do programa de Orientação Vocacional “Pensar o Futuro” as psicólogas do Agrupamento participaram, juntamente com os alunos de 9.º ano de escolaridade, no Fórum de valorização e divulgação da oferta educativa e formativa do Baixo Alentejo, organizado pela CIMBAL.

Ver mais...

Guia da Oferta Educativa e Formativa


 

Ações realizadas

Neste ano letivo tão atípico e fortemente condicionado pelas restrições impostas pela pandemia que vivemos, as psicólogas do Agrupamento continuaram a realizar diversas atividades destinadas aos alunos e à restante comunidade educativa.

Em articulação com a Equipa PES levaram a cabo uma ação de sensibilização para a Diabetes com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a temática.

Ver mais...

No dia 21 de abril assinalou-se o Dia Nacional de Sensibilização sobre o Cyberbullyinguma forma de bullying, cometida através da internet, das redes sociais e das novas tecnologias, em que uma pessoa ou grupo de pessoas procura ofender, envergonhar ou humilhar outra pessoa. Conscientes de que este tema é, atualmente, uma preocupação partilhada tanto por pais como por profissionais, as psicólogas do agrupamento procederam à elaboração de painéis informativos relativamente à temática.

Ver mais...

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Família, celebrado a 15 de maio, o GIAAF (Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno e à Família), do qual fazem parte as Psicólogas do Agrupamento, organizou uma exposição nos átrios das escolas de Serpa e Pias.

Ver mais...


 

Aos Professores e Educadores

Caros colegas,

As medidas de isolamento físico implicaram o encerramento dos estabelecimentos de ensino, situação particularmente exigente para os professores e educadores, de todos os níveis de ensino.

A necessidade da rápida adaptação dos programas, metodologias de ensino e aprendizagem e processos de avaliação, implica que professores e educadores enfrentem o exigente desafio de conciliar teletrabalho e o cuidado de filhos ou séniores a seu cuidado e o cansaço acrescido que daí advém.

O contexto atual exponencia a pressão e o desgaste emocional a que os professores estão sujeitos.

Neste sentido, as psicólogas do Agrupamento sugerem um conjunto de recomendações e demonstram a sua disponibilidade para apoiar sempre que necessário.

profs 


 

Covid-19: Combater o estigma e a discriminação

Com o aumento significativo do número de casos ativos de COVID-19 na comunidade e perante a necessidade cada vez mais frequente e urgente de retornar ao confinamento e isolamento social, é fundamental combater o estigma e a discriminação associados a esta doença que afeta milhões a nível global e mais cedo ou mais tarde, poderá atingir cada um de nós pessoalmente.

É importante lembrar que todo e qualquer cidadão com ligação ao vírus é merecedor do nosso respeito, solidariedade, empatia e apoio social e moral.

Neste sentido, as psicólogas do agrupamento disponibilizam alguns documentos desenvolvidos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com recomendações que visam combater o estigma e discriminação, fomentar a recuperação física e psicológica face à doença e com sugestões sobre como gerir o isolamento. 

covid est covid isol covid rec  


 

Covid-19: Cyberbullying e Segurança Online

O CYBERBULLYING consiste no uso da tecnologia para assediar, ameaçar, provocar, humilhar ou embaraçar alguém de forma repetitiva e intencional.

Esta forma de bullying é cada vez mais frequente e pode ser particularmente nefasta e perturbadora.
Neste momento de isolamento, em que se passa cada vez mais tempo online, as pessoas estão mais vulneráveis a comportamentos de cyberbullying sendo por isso extremamente importante manter a segurança online.


As psicólogas do Agrupamento, partilhando esta preocupação com a Direção, disponibilizam algumas recomendações de modo a prevenir e combater o Cyberbullying.

 cybjovens cybpais


 

Informações adicionais