Programa de orientação escolar e vocacional “Pensar o Futuro”

No âmbito do programa de orientação escolar e vocacional,“Pensar o Futuro”, o Serviço de Psicologia promove, no dia 31 de maio de 2023, pelas 14h30m, na sala polivalente do Centro Escolar de Serpa, uma Feira das Profissões que conta com a presença de escolas da região de modo a apoiar os alunos no processo de escolha vocacional e na construção do seu projeto de vida.

Esta ação pretende facilitar a tomada de decisão dos alunos ao proporcionar o acesso a informações relativas às ofertas escolares e formativas existentes em diversas áreas.

A iniciativa encontra-se aberta aos pais/encarregados de educação que desempenham um papel fundamental no processo de escolha vocacional dos filhos.

FeiraProfissoes23


 

 

A Saúde Psicológica

A Saúde Psicológica permite às crianças e jovens desenvolverem-se psicologicamente, emocionalmente, socialmente e intelectualmente.

A Escola é um contexto primordial para a promoção da Saúde Psicológica!

Por este motivo, o Serviço de Psicologia dá a conhecer o recurso eusinto.me, onde é possível ter acesso a informação dirigida a todos os elementos da comunidade educativa, entre outras.

O eusinto.me é um portal que reúne um conjunto de informação e recursos de qualidade sobre Saúde Psicológica e Bem-estar – baseados em evidências científicas da Psicologia, atualizados, fidedignos, gratuitos e acessíveis a todos (crianças, jovens, adultos e cidadãos seniores).

Poderá encontrar temas que vão desde como apoiar o seu/sua filho/a a obter sucesso escolar, bullying, violência no namoro...

As psicólogas do Agrupamento encontram-se disponíveis para ajudar/apoiar!

https://eusinto.me/saude-psicologica-na-escola/saude-psicologica-na-escola/saude-psicologica-na-escola/

As Psicólogas
Agrupamento de Escolas nº 1 de Serpa


 

 

Como Ajudar os seus Filhos no Estudo

ajudar apoio estudoMuitas vezes os pais/encarregados de educação referem que os filhos se encontram desmotivados para o estudo, apresentam dificuldades de atenção e de concentração, entre outras preocupações, procurando respostas. A resposta pode passar pela adoção de pequenas atitudes como a gestão e organização.

Ajudar os filhos a estudar não significa fazer as atividades por eles!

Elogiar e reconhecer o seu esforço e as suas conquistas é uma forma de ensiná-los que se encontram no caminho certo e, quando algo falhar, é importante que as crianças/jovens sintam que os pais continuam a seu lado.

É importante que os pais desempenhem um papel ativo na educação, apoiando os filhos no desenvolvimento de maior autonomia e disciplina e mantendo contactos regulares com o professor titular ou diretor de turma.

De igual modo, podem apoiar os filhos de várias formas:

Planear a rotina de estudo passa pela capacidade de organização e motivação, resultando na produtividade que se vai alcançar. Apesar de parecer algo óbvio, nem todos os alunos possuem um plano de estudo.

Definir as tarefas a realizar pode ser realizado através do recurso a um quadro de modo a que o aluno consiga perceber quais as tarefas que já realizou e as que tem ainda por realizar e prazos a cumprir. Este quadro deve ser colocado em local bem visível/acessível. Pode ainda conter um espaço onde se coloque as datas dos testes/fichas de avaliação.

A organização do local de estudo é muito importante pois influencia a capacidade de atenção, concentração e motivação. A escolha do local deve ter em atenção condições de conforto, iluminação adequada e eliminação de elementos distratores (televisão, telemóvel, tablet…).

Organizar o tempo de estudo remete para a escolha de horários e de tempo dedicado ao estudo, de modo a permitir que, após a realização das tarefas escolares, a criança/jovem tenha tempo para outras actividades do seu agrado.

Promover e proporcionar uma alimentação saudável é essencial para um desenvolvimento adequado, devendo privilegiar-se uma alimentação variada e equilibrada que ajude a prevenir doenças e permita aumentar a capacidade e de concentração e de produtividade.

Orientar a hora de dormir é fundamental para que se possa respeitar as horas mínimas de sono (crianças 7-12 anos devem dormir cerca de 9/10 horas; adolescentes devem descansar entre 8/9 horas por noite).


 

 

Outubro - Mês de Prevenção e Combate ao Bullying - 2022

imagem bullyingO bullying é um problema grave que consiste em comportamentos agressivos, físicos e psicológicos, que acontecem repetidamente e de propósito.

Os comportamentos de bullying podem ser mais ou menos visíveis, porém, TODOS incluem alguma forma de intimidação, agressão ou humilhação.

É difícil obter uma ideia exata da frequência do bullying já que, muitas vezes, as vítimas optam pelo silêncio. No entanto, desde há vários anos, que os dados disponíveis revelam motivos para preocupação.

Conscientes do impacto que o bullying provoca, como sofrimento e mal-estar, colocando em causa o desenvolvimento saudável de crianças e jovens, o Serviço de Psicologia disponibiliza alguns materiais da Ordem de Psicólogos Portugueses (OPP) que poderão ajudar a identificar sinais de bullying.

O Serviço de Psicologia da escola pode ajudar!

O bullying não é um problema só das vítimas. É um problema de todos!

checklist  vamos falar bullying


 

Ação para Pais e Encarregados de Educação - "Quem vê caras, não vê corações..."

A infância é um período de desenvolvimento envolto em mudanças rápidas e importantes em que as crianças exploram o mundo, descobrem e testam limites.

À medida que os filhos crescem é normal que os pais se deparem com situações em que os seus sentimentos exigem respostas mais complexas acabando, muitas vezes, por se apresentarem sob a forma de comportamentos desafiadores que se apresentam, de algum modo, como meio de comunicação das crianças.

Porque as regras e os limites são, também, laços de afeto e proteção o papel dos pais passa por estar atento aos sinais e comportamentos da criança e ajudá-la a ser capaz de compreender e expressar adequadamente as suas emoções.

A fim de apoiar esta caminhada o Serviço de Psicologia convida pais e encarregados de educação a estar presentes na ação dinamizada pela psicóloga clínica Angélica Azedo “Quem Vê Caras Não Vê Corações”, a decorrer na EB Abade Correia da Serra e na EB de Pias.

 cartazserpa22  cartazpias22


 

Dia da Família 2022

O GIAAF, juntamente com o Serviço de Psicologia, assinalou, mais uma vez, o Dia Internacional da Família que se celebrou no dia 15 de maio, com o intuito de reforçar a importância da família e os sentimentos de união, amor, respeito e compreensão.

Desde o pré-escolar ao 3.º ciclo, os alunos deram o seu contributo, tendo revelado interesse e participado com muito agrado nas atividades propostas.

 Diafamilia22


 

Feira das Profissões 2022

No âmbito do programa de orientação escolar e vocacional "Pensar o Futuro" irá decorrer, no dia 25 de maio, pelas 14h30m, uma Feira de Profissões na sala polivalente do Centro Escolar da EB Abade Correia da Serra a fim de apoiar os alunos no processo de escolha vocacional e na construção do seu projeto de vida.

Esta ação conta com a presença da Escola Secundária de Serpa e de diversas Escolas Profissionais da região de modo a facilitar a tomada de decisão dos alunos ao proporcionar o acesso a informações relativas às ofertas escolares e formativas existentes. 

Esta iniciativa encontra-se aberta a pais/encarregados de educação por desempenharem um papel fundamental no processo de escolha vocacional dos seus filhos. 

Cartazfeira2022


 

Informações adicionais