E-Book Desportivo
Partilhamos o E-Book realizado pela turma do 9.º A, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, através do qual se pretende relatar as atividades de desporto escolar realizadas ao longo do 1.º período.
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 2022
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro.
A data tem como principal objetivo promover a compreensão das questões da deficiência e mobilizar apoio para a dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência. Pretende também aumentar a consciencialização sobre a importância da integração das pessoas com deficiência em todos os aspetos da vida política, social, económica e cultural.
Todos os anos é escolhido um tema, a ser abordado no dia de comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a realizar na Sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e para o ano de 2022 foi decidido o seguinte tema: “Soluções transformadoras para o desenvolvimento inclusivo: o papel da inovação na promoção de um mundo acessível e equitativo”.
No âmbito da comemoração desta data, o Departamento de Educação Especial promoveu algumas atividades a fim de consciencializar a população escolar para a importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade e na escola.
No dia 28 de novembro decorreu na Escola Básica Abade Correia da Serra e na Escola Básica de Pias a apresentação do livro Uma Lição de Amor, pela autora do mesmo, Enfermeira Carmen Garcia.
Os alunos do Pré-escolar e 1.º Ciclo assistiram atentamente à leitura da história que conta a chegada a uma nova escola, de um menino chamado Jaime e que, por ser o único a andar de cadeira de rodas, se sentiu muito triste, até que a Leonor, uma colega, lhe mostrou que todos os meninos são diferentes à sua maneira. Na companhia da nova amiga, o Jaime percebeu que, onde mais importa, as diferenças não existem.
Com esta história pretendeu-se mostrar às crianças (e aos adultos) que a diferença não é um problema e que, apesar das diferenças, todos temos capacidades distintas e importantes.
Uma história maravilhosa que defende bem a ideia de inclusão.
Erasmus - “Environmental wars with digital games” - Mobilidade a Itália
Decorreu, entre 7 e 11 de novembro de 2022, a segunda mobilidade LTT (Learning Training TeachingActivities - Atividades de Aprendizagem, Ensino e Formação) do projeto Erasmus+ KA220-SCH “Environmentalwarswith digital games” (Lutas ambientais com jogos digitais).
O Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa, foi representado em Albignasego (na região de Pádua, em Itália) por seis alunos do 7.º ao 9.º ano e três professores.
As atividades e os trabalhos realizados por alunos e professores no Istituto Comprensivo di Albignasego (escola anfitriã) foram subordinados ao tema “Efeitos do aquecimento global e o conhecimento digital”.
Dia Europeu do Desporto na Escola 2022
"Entre os dias 23 e 30 de setembro decorre a 8.ª Edição da Semana Europeia do Desporto, iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia e coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto da Juventude. O principal tema da campanha é #BEACTIVE, incentivando cada cidadão a ser ativo, não só nesta semana, mas durante todo o ano, adotando um estilo de vida saudável.
O Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa aderiu, mais uma vez, a esta campanha e convida toda a comunidade educativa a juntar-se a esta causa.
Assim, no dia 30 de setembro, Dia Europeu do Desporto na Escola, o grupo de Educação Física, em estreita colaboração com os professores dos diferentes níveis de ensino, assistentes operacionais, alunos e encarregados de educação, irá dinamizar várias atividades físicas ao longo da manhã. Estas atividades têm como principal objetivo proporcionar uma manhã ativa, de convívio e de aprendizagem."
Dia Mundial da Água
No âmbito de um dos temas dos domínios de articulação curricular (DAC) - Desenvolvimento Sustentável - das disciplinas de Matemática, Português, Inglês, Físico-Química e Educação Visual, os alunos da turma A do 8.º ano desenvolveram alguns trabalhos a partir de tertúlias e do visionamento de documentários que retratam o impacto ambiental da fast fashion, tendo um desses trabalhos - Performance Fast Fashion - sido apresentado à comunidade escolar, no dia 22 de março, no intuito de nos alertar a todos para as consequências do desperdício de água.
Erasmus - “Environmental wars with digital games”
Decorre, entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2024 o projeto Erasmus+ 2021-1-P T01-K A220-SCH-000027943, “Environmental wars with digital games” (Guerras ambientais com jogos digitais), aprovado em finais de outubro de 2021, pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
O projeto iniciou com o docente António Pereira, do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa, que estabeleceu contactos com professores europeus, através da plataforma eTwinning. Com base no levantamento prévio das necessidades e interesses comuns (consciencialização ambiental e competências digitais), o docente elaborou uma proposta de projeto para submissão a financiamento Erasmus+, em colaboração com outra escola e com uma Organização Não Governamental, no âmbito da Cooperação para a Inovação e Boas Práticas. A estas, vieram juntar-se outras instituições educativas, tendo, assim, o projeto como parceiros:
i) quatro estabelecimentos escolares:
Szkoła Podstawowa nr 9 im. generała Józefa Wybickiego (Polónia),
Murat-İrem Delgen Ortaokulu (Turquia),
Istituto Comprensivo di Albignasego (Itália)
e o Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa (Portugal);
ii) uma ONG - Kuşadası Eğitim Kültür Sanat Spor ve Turizm Derneği (Turquia), especializada no ramo educativo e ambiental.
No Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa, são responsáveis pelo projeto os docentes António Pereira (Coordenador) e Filomena Mourinho, que contam com a colaboração de uma equipa de outros docentes com diferentes valências para o projeto.
O primeiro encontro (TPM - Transnational Project Meeting), teve lugar no nosso Agrupamento, entre os dias 22 e 24 de março de 2022, com sessões de trabalho entre os parceiros para a definição das ações que serão levadas a cabo no âmbito do projeto, que culminará na produção de jogos digitais de defesa do ambiente, usando o Scratch e, ainda, um MOOC (traduzido em cinco línguas).
Vamos ajudar os refugiados da Ucrânia
O Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa decidiu juntar-se à corrente de solidariedade, espalhada por todo o país, a favor dos refugiados da Ucrânia.
Alunos e professores juntaram-se e sugeriram a recolha de alguns bens essenciais, para ajudar aqueles que estão a passar por este momento difícil, e que serão enviados já na próxima semana.
Ajude-nos a ajudar!