Quem Somos

 

DA ESCOLA PREPARATÓRIA AO AGRUPAMENTO

O atual agrupamento é resultado de uma série de agregações ocorridas ao longo das últimas três décadas. Pode dizer-se que o início do agrupamento remonta a 1993/1994, ano em que teve lugar o processo de implementação da Escola Básica Integrada de Serpa.  ler mais 

 

 

ATUALMENTE

LOGOTIPO AGO Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa é uma nova unidade orgânica que resultou da agregação de dois agrupamentos verticais já existentes - o Agrupamento de Escolas de Serpa o Agrupamento de Escolas de Pias.

 

Este processo de fusão teve início no final do ano letivo 2012/2013, com base no Despacho de constituição de novos agrupamentos, de 28 de junho de 2012 do Sr. Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. 

Ao território educativo do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa ficaram afetas todas as escolas pertencentes às Freguesias de Brinches, Pias, União de Juntas de Salvador e Santa Maria e ainda, uma escola  pertencente à União de Juntas de Vale de Vargo e Vila Nova de S. Bento,  a saber:

EB 2,3 Abade Correia da Serra, sede do Agrupamento;

Escola Básica de Serpa (Centro Escolar, com JI e 1.º Ciclo);

Escola Básica de Pias;

EB/JI de Brinches;

EB de Vales Mortos, onde funciona o EPEI (Pré-escolar Itinerante):

EB/JI  de Vale de Vargo;

 mapatual

 

O setor administrativo do Agrupamento centra-se no "Edifício Sede" EB 2,3 Abade Correia da Serra, continuando a haver uma extensão na EB de Pias que dá cobertura de serviços a essa população escolar.

O Agrupamento integra a educação Pré-escolar,  o 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino básico.

Na escola EB 2,3 Abade Correia da Serra/EB de Serpa  e na EB de Pias funcionam todos os ciclos/níveis de ensino, sendo que nos polos de Brinches, Vale de Vargo e Vale dos Mortos funciona apenas a educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo.

Em termos arquitetónicos a escola sede é composta por três edifícios distintos, dois de construção recente, a EB de Serpa/Centro Escolar que acolhe todas as turmas do Pré-escolar e do 1.º Ciclo de Serpa e o pavilhão gimnodesportivo que entraram em funcionamento em setembro de 2013, e o outro, já existente, que acolhe as turmas do 2.º e 3.º Ciclos. Na escola sede, além das salas de aula normais funcionam as salas específicas de Educação Visual, de Educação Tecnológica, os laboratórios de Ciências Naturais e de Ciências Físico Químicas e a sala de Informática. As infraestruturas incluem ainda as salas de Professores,  Diretores de Turma,  Direção,  Serviços Administrativos, Biblioteca, Gabinete de Educação Especial, Refeitório, Bar/Bufete, Papelaria, Reprografia, PBX, Gabinete de Apoio ao aluno e simultaneamente sala de Associação de Pais. Os espaços exteriores são amplos.

No que se refere a equipamentos básicos, considera-se que esta escola possui os necessários e adequados ao funcionamento dos diferentes ciclos. 

Na EB de Pias além das salas de aula normais (da educação Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos), funcionam as salas específicas de Educação Visual, Educação Visual e Tecnológica, Educação Tecnológica, os laboratórios de Ciências Naturais e de Ciências Físico Químicas e duas salas de Informática.

As infraestruturas incluem ainda o pavilhão gimnodesportivo e uma sala de Ginástica bem como a sala de Professores, a de Diretores de Turma, a da Direção, os Serviços Administrativos, a Biblioteca, o Gabinete de Educação Especial, o Refeitório, o Bar/Bufete, a Papelaria, a Reprografia, o Gabinete e Apoio ao aluno, a sala de Associação de Pais, o PBX e o Museu.

Os espaços exteriores são amplos, ajardinados, com campo de jogos para a prática desportiva.

No que se refere a equipamentos básicos, incluindo os informáticos, esta escola possui os necessários e adequados ao funcionamento dos diferentes ciclos. A climatização tem vindo a ser melhorada possuindo a maioria das salas equipamentos de ar condicionado.

As “escolas polo” são edifícios da tipologia Plano dos Centenários e para além das salas de aula normais funcionam as salas destinadas às Atividades de Enriquecimento Curricular.

 

O LOGOTIPO DO AGRUPAMENTO

LOGOTIPO AG

 

 

 

Informações adicionais