Novos horários dos Serviços Administrativos
Receção aos alunos e EE 2024-2025
Suspensão de atividades
Concurso Professor Bibliotecário 24/25 - Seriação de candidatos
Abertura de concurso para Professor Bibliotecário 2024/2025
Manuais escolares 2024-2025 (vouchers)
Matrículas - Ano Letivo 2024-2025
Auxílios económicos 1.º ciclo 24-25
Transportes escolares camarários 2024-2025
Lançamento do livro "O que ficou... do cravo na espingarda?" na FLIS
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio de 2024, pelas 18h00, o Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa apresentou, na Feira do Livro Infantil de Serpa (FLIS), o livro coletivo O que ficou… do cravo na espingarda?, elaborado no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
O embrião deste projeto foi um desafio de Escrita lançado aos alunos do 9.º ano, na disciplina de Português, em articulação com Educação Visual. A antologia reúne 36 textos (31 contos, três memórias e dois poemas) e 31 ilustrações, elaborados pelos alunos do Agrupamento, aos quais se juntaram ex-alunos, professores, colaboradores dos Grupos Interativos, assistentes operacionais e alunos da Academia Sénior. Contou, ainda, com o apoio da Câmara Municipal de Serpa para a publicação.
O livro nasceu, como sublinha, no prólogo, a professora de Português Maribel Paradinha, «como um dever de memória (na feliz expressão de Primo Levi) e uma celebração das conquistas adquiridas; como uma necessidade de estreitamento e de transmissão intergeracionais; como um meio de nos interessarmos pelo Outro e nos conectarmos pelos afetos; e como uma mostra de que, como diz o tão citado provérbio africano, “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança.”. Mais do que a prova do que somos ou não capazes de fazer [conclui a docente], este livro é a evidência de que juntos podemos fazer e fazemos melhor!»
Aos autores, aos ilustradores, a todos os outros que o tornaram possível e aos que nos acompanharam no lançamento do livro, o nosso muito obrigada!
Lançamento de livro FLIS_24
Comemorações dos 50 anos do 25 de abril
Premiadas no Concurso literário infantil e juvenil ASSESTA
Da esquerda para a direita: Camila Acabado (1.º ano), Professora Guadalupe Apolinário (Professora Bibliotecária), Madalena Caro (6.º ano) e Rita Neves (8.º ano) do AE n.º 1 de Serpa com Inês Salgueiro (10.º ano) do AE n.º 2 de Serpa.
Na passada quinta-feira, dia 18 de abril de 2024, foram conhecidos, em sessão pública, os 12 vencedores e os 8 finalistas da 1.ª Edição do Prémio Infantil e Juvenil ASSESTA.
O concurso, dirigido aos alunos de todos os Agrupamentos de Escolas, Escolas Não Agrupadas e Escolas Profissionais dos municípios que integram a CIMBAL, foi criado com o objetivo de “fomentar o gosto pela leitura e escrita, a promoção da Língua Portuguesa e incentivar a criação literária sobre temáticas de carácter global e identitário.” Nesta 1.ª edição, o tema escolhido fez eco às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Os textos dos premiados e dos finalistas foram publicados no livro com o título do tema desta edição: O valor da liberdade e da democracia.
Os textos dos alunos AE n.º 1 de Serpa selecionados para o concurso foram: “Liberdade. Democracia”, de Camila Acabado, aluna do 1.º ano da Escola Básica de Pias (Finalista, no escalão do 1.º ciclo); “A Liberdade”, de Madalena Caro, aluna do 6.º ano da Escola Básica Abade Correia da Serra (2.º Lugar, no escalão do 2.º ciclo); “Hoje, venho aqui contar”, de Rita Neves, aluna do 8.º ano da Escola Básica Abade Correia da Serra (2.º Lugar, no escalão do 2.º ciclo).
A estas vencedoras juntou-se outra do concelho de Serpa, ex-aluna do AE n.º 1 de Serpa, atualmente aluna da Escola Secundária de Serpa, Inês Salgueiro, cujo texto “Em troca da luta, desvalorização” foi também Finalista, no escalão do Ensino Secundário.
A cerimónia de revelação e entrega dos prémios decorreu no auditório da CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo).
Parabéns às nossas vencedoras!
Apresentação do AE n.º 1 de serpa
Veja o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=Y-dAneCBrqA.
_______________________________________________________________________________________________
Programa de orientação escolar e vocacional “Pensar o Futuro”
No âmbito do programa de orientação escolar e vocacional,“Pensar o Futuro”, o Serviço de Psicologia promove, no dia 31 de maio de 2023, pelas 14h30m, na sala polivalente do Centro Escolar de Serpa, uma Feira das Profissões que conta com a presença de escolas da região de modo a apoiar os alunos no processo de escolha vocacional e na construção do seu projeto de vida.
Esta ação pretende facilitar a tomada de decisão dos alunos ao proporcionar o acesso a informações relativas às ofertas escolares e formativas existentes em diversas áreas.
A iniciativa encontra-se aberta aos pais/encarregados de educação que desempenham um papel fundamental no processo de escolha vocacional dos filhos.
A Saúde Psicológica
A Saúde Psicológica permite às crianças e jovens desenvolverem-se psicologicamente, emocionalmente, socialmente e intelectualmente.
A Escola é um contexto primordial para a promoção da Saúde Psicológica!
Por este motivo, o Serviço de Psicologia dá a conhecer o recurso eusinto.me, onde é possível ter acesso a informação dirigida a todos os elementos da comunidade educativa, entre outras.
O eusinto.me é um portal que reúne um conjunto de informação e recursos de qualidade sobre Saúde Psicológica e Bem-estar – baseados em evidências científicas da Psicologia, atualizados, fidedignos, gratuitos e acessíveis a todos (crianças, jovens, adultos e cidadãos seniores).
Poderá encontrar temas que vão desde como apoiar o seu/sua filho/a a obter sucesso escolar, bullying, violência no namoro...
As psicólogas do Agrupamento encontram-se disponíveis para ajudar/apoiar!
https://eusinto.me/saude-psicologica-na-escola/saude-psicologica-na-escola/saude-psicologica-na-escola/
As Psicólogas
Agrupamento de Escolas nº 1 de Serpa
Critérios de Avaliação da Diretora
Dando cumprimento ao estipulado no número 2 do artigo 5.º da Portaria n.º 266/2012, de 30 de agosto, divulgam-se publicamente os Critérios da Avaliação Interna do Desempenho Docente da Diretora do Agrupamento, aprovados em reunião do Conselho Geral.
Parentalidade e Educação Positiva
_______________________________________________________________________________________________________
Tomada de Posse da Diretora do Agrupamento
No âmbito do Procedimento Concursal Prévio à Eleição de Diretor(a), cumpre-me comunicar que tomou posse a Diretora do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa, professora Ana Sofia Apolinário Palma, de acordo com o previsto no n. º1 do artigo 24.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, no dia 23 de fevereiro, pelas 18h na sala polivalente, da Escola sede do Agrupamento.
A Presidente do Conselho Geral
Maria de Fátima de Oliveira Godinho Patriarca Sebastião
Homologação do Resultado da Eleição da Diretora
No âmbito do Procedimento Concursal Prévio à Eleição de Diretor(a) e de acordo com o número 4 do artigo 10.º do Regulamento do Procedimento Concursal, cumpre-me informar que foi eleita Diretora do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa, a professora Ana Sofia Apolinário Palma, em reunião de Conselho Geral de dia 30 de janeiro, tendo o resultado da eleição sido tacitamente homologado pela Diretora Geral da Administração Escolar.
Serpa, 15 de fevereiro de 2023
A Presidente do Conselho Geral
(Maria de Fátima de Oliveira Godinho Patriarca Sebastião)
E-Book Desportivo
Partilhamos o E-Book realizado pela turma do 9.º A, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, através do qual se pretende relatar as atividades de desporto escolar realizadas ao longo do 1.º período.
Carregamentos dos cartões (GIAE Online) – MAWAY
O serviço MAWAY – carregamentos de cartões online, já está disponível!
A partir de agora já pode carregar o cartão do seu educando sem ir fisicamente à escola.
Informamos todos os Encarregados de Educação de que, a partir de hoje, se encontra em funcionamento, para todas as escolas do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa, o serviço MAWAY - serviço de pagamentos digitais integrados, que permite efetuar carregamentos no cartão do aluno, sem ter de ir fisicamente à escola.
O uso deste serviço não é obrigatório, apenas complementa os meios de carregamento usuais e facilita o processo de carregamento aos Encarregados de Educação, evitando as deslocações à escola e as filas que inevitavelmente existem no carregamento físico.
O carregamento do cartão pode continuar a ser feito, presencialmente, na escola, nos locais habituais.
O uso do serviço MAWAY não acarreta quaisquer custos para os Encarregados de Educação, os quais serão suportados pela Câmara Municipal de Serpa mediante cobrança efetuada pela entidade que fornece e gere o serviço, a Empresa Microabreu.
Para efetuar o registo e respetivo carregamento o Encarregado de Educação deve aceder à plataforma GIAE do Agrupamento (https://aen1serpa.giae.pt/) e obter as referências para pagamento. Se não existir nenhum problema de ordem técnica, o valor carregado fica disponível de imediato.
Apenas é obrigatório o registo no MAWAY se desejar efetuar carregamentos online.
No caso de ter 2 ou mais educandos no Agrupamento não tem de realizar vários registos. Apenas tem de copiar os dados do registo para o(s) outro(s) educando(s) no GIAE online.
Veja no seguinte vídeo, disponibilizado pela empresa que gere o serviço, como efetuar o registo no MAWAY - Carregamento online de cartões.
https://youtu.be/a-7NVliwEEU
Consulte também o guia de utilização com algumas perguntas frequentes.
https://maway.pt/MAWAY_Utilizadores.pdf
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 2022
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro.
A data tem como principal objetivo promover a compreensão das questões da deficiência e mobilizar apoio para a dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência. Pretende também aumentar a consciencialização sobre a importância da integração das pessoas com deficiência em todos os aspetos da vida política, social, económica e cultural.
Todos os anos é escolhido um tema, a ser abordado no dia de comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a realizar na Sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e para o ano de 2022 foi decidido o seguinte tema: “Soluções transformadoras para o desenvolvimento inclusivo: o papel da inovação na promoção de um mundo acessível e equitativo”.
No âmbito da comemoração desta data, o Departamento de Educação Especial promoveu algumas atividades a fim de consciencializar a população escolar para a importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade e na escola.
No dia 28 de novembro decorreu na Escola Básica Abade Correia da Serra e na Escola Básica de Pias a apresentação do livro Uma Lição de Amor, pela autora do mesmo, Enfermeira Carmen Garcia.
Os alunos do Pré-escolar e 1.º Ciclo assistiram atentamente à leitura da história que conta a chegada a uma nova escola, de um menino chamado Jaime e que, por ser o único a andar de cadeira de rodas, se sentiu muito triste, até que a Leonor, uma colega, lhe mostrou que todos os meninos são diferentes à sua maneira. Na companhia da nova amiga, o Jaime percebeu que, onde mais importa, as diferenças não existem.
Com esta história pretendeu-se mostrar às crianças (e aos adultos) que a diferença não é um problema e que, apesar das diferenças, todos temos capacidades distintas e importantes.
Uma história maravilhosa que defende bem a ideia de inclusão.
Erasmus - “Environmental wars with digital games” - Mobilidade a Itália
Decorreu, entre 7 e 11 de novembro de 2022, a segunda mobilidade LTT (Learning Training TeachingActivities - Atividades de Aprendizagem, Ensino e Formação) do projeto Erasmus+ KA220-SCH “Environmentalwarswith digital games” (Lutas ambientais com jogos digitais).
O Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa, foi representado em Albignasego (na região de Pádua, em Itália) por seis alunos do 7.º ao 9.º ano e três professores.
As atividades e os trabalhos realizados por alunos e professores no Istituto Comprensivo di Albignasego (escola anfitriã) foram subordinados ao tema “Efeitos do aquecimento global e o conhecimento digital”.
Como Ajudar os seus Filhos no Estudo
Muitas vezes os pais/encarregados de educação referem que os filhos se encontram desmotivados para o estudo, apresentam dificuldades de atenção e de concentração, entre outras preocupações, procurando respostas. A resposta pode passar pela adoção de pequenas atitudes como a gestão e organização.
Ajudar os filhos a estudar não significa fazer as atividades por eles!
Elogiar e reconhecer o seu esforço e as suas conquistas é uma forma de ensiná-los que se encontram no caminho certo e, quando algo falhar, é importante que as crianças/jovens sintam que os pais continuam a seu lado.
É importante que os pais desempenhem um papel ativo na educação, apoiando os filhos no desenvolvimento de maior autonomia e disciplina e mantendo contactos regulares com o professor titular ou diretor de turma.
De igual modo, podem apoiar os filhos de várias formas:
Planear a rotina de estudo passa pela capacidade de organização e motivação, resultando na produtividade que se vai alcançar. Apesar de parecer algo óbvio, nem todos os alunos possuem um plano de estudo.
Definir as tarefas a realizar pode ser realizado através do recurso a um quadro de modo a que o aluno consiga perceber quais as tarefas que já realizou e as que tem ainda por realizar e prazos a cumprir. Este quadro deve ser colocado em local bem visível/acessível. Pode ainda conter um espaço onde se coloque as datas dos testes/fichas de avaliação.
A organização do local de estudo é muito importante pois influencia a capacidade de atenção, concentração e motivação. A escolha do local deve ter em atenção condições de conforto, iluminação adequada e eliminação de elementos distratores (televisão, telemóvel, tablet…).
Organizar o tempo de estudo remete para a escolha de horários e de tempo dedicado ao estudo, de modo a permitir que, após a realização das tarefas escolares, a criança/jovem tenha tempo para outras actividades do seu agrado.
Promover e proporcionar uma alimentação saudável é essencial para um desenvolvimento adequado, devendo privilegiar-se uma alimentação variada e equilibrada que ajude a prevenir doenças e permita aumentar a capacidade e de concentração e de produtividade.
Orientar a hora de dormir é fundamental para que se possa respeitar as horas mínimas de sono (crianças 7-12 anos devem dormir cerca de 9/10 horas; adolescentes devem descansar entre 8/9 horas por noite).
Outubro - Mês de Prevenção e Combate ao Bullying - 2022
O bullying é um problema grave que consiste em comportamentos agressivos, físicos e psicológicos, que acontecem repetidamente e de propósito.
Os comportamentos de bullying podem ser mais ou menos visíveis, porém, TODOS incluem alguma forma de intimidação, agressão ou humilhação.
É difícil obter uma ideia exata da frequência do bullying já que, muitas vezes, as vítimas optam pelo silêncio. No entanto, desde há vários anos, que os dados disponíveis revelam motivos para preocupação.
Conscientes do impacto que o bullying provoca, como sofrimento e mal-estar, colocando em causa o desenvolvimento saudável de crianças e jovens, o Serviço de Psicologia disponibiliza alguns materiais da Ordem de Psicólogos Portugueses (OPP) que poderão ajudar a identificar sinais de bullying.
O Serviço de Psicologia da escola pode ajudar!
O bullying não é um problema só das vítimas. É um problema de todos!
Dia Europeu do Desporto na Escola 2022
"Entre os dias 23 e 30 de setembro decorre a 8.ª Edição da Semana Europeia do Desporto, iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia e coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto da Juventude. O principal tema da campanha é #BEACTIVE, incentivando cada cidadão a ser ativo, não só nesta semana, mas durante todo o ano, adotando um estilo de vida saudável.
O Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa aderiu, mais uma vez, a esta campanha e convida toda a comunidade educativa a juntar-se a esta causa.
Assim, no dia 30 de setembro, Dia Europeu do Desporto na Escola, o grupo de Educação Física, em estreita colaboração com os professores dos diferentes níveis de ensino, assistentes operacionais, alunos e encarregados de educação, irá dinamizar várias atividades físicas ao longo da manhã. Estas atividades têm como principal objetivo proporcionar uma manhã ativa, de convívio e de aprendizagem."