Conversar sobre a guerra

A guerra afeta todos: pessoas, comunidades, países e mundo!

O impacto psicológico que provoca faz-se sentir junto das vítimas diretas dos conflitos e das pessoas em situação de maior vulnerabilidade. Assiste-se a uma diminuição do bem-estar e a um aumento do sofrimento psicológico, a problemas de saúde psicológica e perturbações mentais (ansiedade, depressão, stress pós-traumático) a curto, médio e a longo prazo.

Os pais e educadores desejam proteger as crianças e jovens, pretendem que valorizem formas pacíficas de resolver os problemas e os conflitos e que descubram o que podem fazer para ajudar a transformar o mundo num lugar melhor. A melhor forma de o fazer é disponibilizar-se para escutar as suas preocupações, conversar e responder às suas questões.  

As notícias, as imagens e as conversas sobre a guerra estão por todo o lado. As crianças e os jovens perguntam-se e perguntam sobre o que significam. Os adultos questionam-se sobre o que lhes dizer e como comunicar acerca do assunto. 

As psicólogas do Agrupamento disponibilizam algumas orientações da OPP (Ordem dos Psicólogos portugueses) para ajudar pais e cuidadores a conversar com crianças e jovens acerca da guerra.

conversarguerra

Para abrir o documento clique na imagem.


 

Informações adicionais