Atividades 2016/2017

Ao longo do ano letivo 2016/2017 foram desenvolvidas múltiplas atividades no âmbito do Clube Europeu.

 

 estralazul Comemoração de datas festivas

- Dia Mundial da Alimentação
Realizámos, no dia 14 de outubro, uma atividade lúdica relacionada com provérbios e, no final da mesma, presenteámos os alunos do 4.º ano com a oferta de marcadores de livros construídos nos nossos encontros semanais.

 1

Promovemos a atividade "Momento de leitura saudável", a qual consistiu na leitura do trecho da obra "Dietas e Borbulhas", de Maria Teresa Maia Gonzalez, relacionada com a problemática da anorexia. Seguidamente, houve uma conversa com os alunos das turmas do 2º e 3º Ciclos sobre a importância da alimentação saudável.

- Dia de São Martinho
No dia 14 de novembro, percorremos as ruas da cidade de Serpa e conversámos com os seus habitantes. Distribuímos a lenda de São Martinho e realizámos uma entrevista sobre os valores envolvidos naquela história.

2

- Dia Internacional da Tolerância (16 de novembro)

3Também em novembro aceitámos o desafio de praticar dinâmicas de grupo dinamizadas por uma técnica local no Jardim Terapêutico (Casa do Povo de Serpa). Gostámos muito desta atividade, pois partilhámos emoções e sentimentos, reforçando assim o nosso espírito de grupo.

  

- Natal
4Com o intuito de divulgar as tradições natalícias dos países da União Europeia, construímos e dinamizámos o jogo “Tradições de Natal na União Europeia”, composto por várias tarefas práticas. A atividade permitiu a aquisição de alguns conhecimentos sobre os países do nosso continente e promoveu uma competição saudável entre alunos. Provavelmente, estes meninos do 1.º Ciclo serão os futuros membros no nosso Clube!

- Dia Mundial da Liberdade (23 de janeiro)
5Montámos uma exposição de cartoons em língua inglesa e francesa, no átrio central da escola, relativa à liberdade de expressão, política e religiosa. Apesar do caráter humorístico, esta constituiu um momento de reflexão sobre a violação de muitos direitos humanos em diversos pontos do globo. A exposição foi visitada por várias turmas, acompanhadas pelas respetivas professoras de línguas.

- Dia de São Valentim
Brincámos ao cupido, distribuindo em cada sala de aula, cartões com mensagens motivadoras a todos os nossos colegas. Esperamos que tenhamos feito sorrir muitos corações!

6

- Dia Mundial da Justiça Social (20 de fevereiro)
7Dinamizámos o mural do nosso Departamento com um conjunto de cartazes apelativos. Estes visaram despertar consciências para a necessidade de erradicar a pobreza e promover a igualdade, a dignidade e a justiça. Foram, ainda, explorados vários vídeos sobre esta temática nas aulas de Geografia de 9.º ano.

 estralazul Atividades Lúdico-Pedagógicas

Dinamizámos várias atividades de caráter lúdico-pedagógico com diferentes públicos-alvo. Assim, no dia 29 de março, deslocámo-nos ao Centro Infantil Coronel Sousa Tavares, em Beja e, no dia 1 de abril, à sede do Corpo Nacional de Escutas (Agrupamento 377). Estas consistiram no visionamento de pequenos vídeos, na leitura de histórias, na resolução de sopa de letras, na construção de puzzles e na dinamização de diversos jogos tradicionais. Ambas as experiências foram extremamente interessantes e enriquecedoras, proporcionando a todos o alargamento dos conhecimentos sobre a Europa e o cultivo dos valores humanos.

8 9

 10

11

No dia 15 de maio, recebemos na EB Abade Correia da Serra os nossos colegas do PIEF da EB de Pias. Fizemos com eles uma visita guiada pelas instalações da escola, mostrámos os nossos trabalhos e, por fim, disputámos diversos jogos sobre a Europa.

estralazul Participação em iniciativas solidárias

- Maratona das Cartas
12É o maior evento global de direitos humanos organizado, anualmente, pela Amnistia Internacional, no último trimestre de cada ano, no âmbito da data simbólica de 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Por esta ocasião, pessoas de todo o mundo assinam cartas apelando à solidariedade internacional, em prol de indivíduos e de comunidades em risco.
                                       

Fonte: Amnistia Internacional (adaptado)

O Clube Europeu, em articulação com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, participou mais uma vez na iniciativa da Amnistia Internacional "Maratona das Cartas 2016", que decorreu entre os dias 7 de dezembro e 6 de janeiro.
A sensibilização ocorreu através da colocação de informação sobre os casos visados na Maratona no átrio central da escola e na página Web do Agrupamento. Divulgámos os casos nas salas de aula, convidando os nossos colegas a assinar os apelos. Neste âmbito, desenvolvemos as seguintes ações: assinaturas de Cartas A5 e abaixo assinados; visionamento de documentários sobre direitos humanos; debates e exposição temática sobre os direitos humanos e o trabalho desenvolvido pela Amnistia Internacional.

 13  14

  

Esta atividade foi um apelo à tolerância, ao respeito pelo outro, à paz, à solidariedade, à dignidade e a outros valores humanos. Por outro lado, a comunidade escolar pode exercitar a defesa dos direitos de cidadania.
Foram assinadas milhares de cartas! O Clube Europeu agradece a todos os que acreditaram na iniciativa e colaboraram com a sua assinatura a salvar vidas!

15

- Campanha de recolha de vestuário

16

Colaborámos na campanha de recolha de vestuário para enviar às crianças e jovens carenciadas/refugiadas (6-12 anos), ao longo dos 2.º e 3.º períodos.

A comunidade educativa abraçou, de forma entusiástica, esta causa solidária, pois a quantidade de bens recolhida foi avultada.

Agradecemos a todos os que tornaram isso possível!

- Peditório anual da Cáritas
17

Celebrou-se, entre os dias 12 e 18 de março, a Semana Nacional da Cáritas com o tema: "Família Construtora de Paz”, no âmbito da qual a Cáritas Diocesana levou a cabo o seu peditório público anual, cujo objetivo foi a angariação de fundos destinados a ajudar as pessoas mais carenciadas e em situação de exclusão social. Associámo-nos a esta iniciativa solidária através da recolha de donativos nas escolas, nos supermercados e nas ruas da cidade de Serpa. Com um verdadeiro espírito de voluntariado e de responsabilidade, demos o nosso contributo para a construção de um mundo mais solidário.

 18

  

estralazul Semana da Europa
Este ano, por englobar diversas atividades, a “Semana da Europa” decorreu de 8 a 31 de maio. Afinal, comemorámos este ano os 60 anos da assinatura do Tratado de Roma.
Realizaram-se as seguintes atividades:

18A- Exposição temática sobre a União Europeia no átrio principal da escola (trabalhos elaborados pelos alunos);
- Construção da “árvore dos valores universais”;
- Exibição de frases do Papa Francisco relacionadas com o relacionamento humano, em todo o recinto escolar;
- Visionamento e discussão dos filmes “Amigos Improváveis” e “Samba”;
- Palestra "Por uma Europa de Valores”, dinamizada pelo Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo, dirigida às turmas do 8.º ano;
- Palestra promovida por um membro da Plataforma de Apoio aos Refugiados, sobre as atuais migrações e a crise de refugiados, com as turmas de 9.º ano;
- Realização de um Atelier de Pintura com os alunos do 3.º ano e exibição das suas produções reunidas numa exposição temporária coletiva;
- Peça de teatro “Por um novo planeta” (dramatização da peça aos alunos do 4.º ano);
- Iniciativa “abraços grátis”;
- Representação de um terço humano missionário com as turmas do 5.º ano.

19

2122

23 24

25

Comemorámos a "Semana da Europa" com muita alegria, empenho, dedicação e criatividade.

Agradecemos a todos os nossos colegas e professores que participaram nas nossas atividades.

  

estralazul Visita de estudo

26

Nos dias 29 e 30 de junho, o nosso Clube realizou uma Visita de Estudo a Faro. No primeiro dia, visitámos a Ilha de Faro e a Ria Formosa onde vivemos momentos únicos e observámos formas do litoral, estudadas na disciplina de Geografia.

27

Depois percorremos o centro histórico da cidade de Faro, onde mais uma vez constatámos realidades abordadas nos conteúdos programáticos naquela disciplina (fatores de crescimento e expansão urbana; morfologia urbana; áreas funcionais; problemas urbanos e redes e modos de transporte).

28

29No segundo dia, conhecemos o espaço e as funções do Centro Nacional de Apoio e Integração de Migrantes do Algarve, que se situa na Loja do Cidadão daquela cidade. Aí informaram-nos das principais tendências migratórias do nosso país; propuseram-nos a resolução de um quizz e deram-nos materiais de índole diversa. Fomos recebidos com toda a amabilidade!

30

Vivemos a experiência de ficar hospedados num hostel com pessoas de outras nacionalidades.
Foi o culminar de um trabalho dedicado, responsável e ativo de um conjunto de alunos que se manteve fiel ao espírito do Clube Europeu ao longo de três anos. Foi uma viagem que não vamos esquecer!

 estralazul Outras Atividades

- Dinamização do placard do Clube e da página WEB do Agrupamento
Os alunos inscritos no Clube Europeu produziram e divulgaram informações, atualizadas e pertinentes, sobre o tema anual da Rede Nacional de Clubes Europeus “Por uma Europa de valores”.
As sessões semanais foram dedicadas à preparação/organização de atividades, à realização de diversas atividades lúdico-pedagógicas, à elaboração de trabalhos/recursos.

 
 

Informações adicionais