Atividades 2015/2016
Ao longo do ano letivo 2015/2016 foram desenvolvidas diversas atividades no âmbito do Clube Europeu.
Comemoração de dias e datas festivas
- Natal
Os alunos do Clube Europeu construíram a árvore dos Direitos Humanos e elaboraram um painel com o tema “Natal na União Europeia” (imagens e votos de “Feliz Natal” nas 24 línguas oficiais da União Europeia).
- Dia dos Reis
No dia 7 de janeiro, os alunos do Clube Europeu deslocaram-se ao Lar de São Francisco (Serpa) para cantar e ler poemas alusivos à época. Os utentes retribuíram o gesto com a recitação de quadras populares, o que ocasionou um ótimo momento de convívio intergeracional. Posteriormente, a realização de atividades lúdicas e a distribuição de presentes fizeram a alegria de todos. Por fim, houve um lanche.
Foi com entusiasmo que todos participaram na atividade, revivendo tradições e costumes.
Participação em campanhas/iniciativas solidárias
- Maratona das Cartas
"É o maior evento global de direitos humanos organizado, anualmente, pela Amnistia Internacional, no último trimestre de cada ano, no âmbito da data simbólica de 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Por esta ocasião, pessoas de todo o mundo assinam cartas apelando à solidariedade internacional, em prol de indivíduos e de comunidades em risco."
Fonte: Amnistia Internacional (adaptado)
O Clube Europeu, em articulação com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas e a Biblioteca Escolar, assinalou o Dia Internacional dos Direitos Humanos, participando na iniciativa da Amnistia Internacional "Maratona de Cartas 2015", que decorreu entre os dias 7 de dezembro e 6 de janeiro.
A sensibilização ocorreu através da colocação de informação sobre os casos visados na Maratona no átrio central da escola e napágina Web do Agrupamento. Simultaneamente, os alunos do Clube Europeu divulgaram os casos nas salas de aula, convidando os colegas a assinar os apelos.
As ações desenvolvidas foram as seguintes: assinaturas de Cartas A5 e abaixo assinados; visionamento de documentários sobre direitos humanos; debates; exposição de cartazes sobre o trabalho da Amnistia Internacional.
Foi importante para as crianças (1.º ciclo) e jovens serem, desde cedo, cidadãos ativos na defesa dos seus direitos e dos direitos dos outros e a participação neste evento serviu para trabalhar esse aspeto do desenvolvimento humano.
Foram assinadas 2142 cartas! O Clube Europeu agradece a todos os que se juntaram à iniciativa e se empenharam na denúncia de crimes contra os Direitos Humanos!
- Peditório anual da Cáritas
Celebrou-se, entre os dias 21 e 28 de fevereiro, a Semana Nacional da Cáritas tendo como tema: "Cáritas: Coração da Igreja no Mundo”, no âmbito da qual a Cáritas diocesana levou a cabo o seu peditório público anual. É a partir do apoio financeiro resultante da colaboração generosa de pessoas que a Cáritas assegura o seu trabalho ao nível da inserção social de todos aqueles que se encontram em situação de desfavorecimento ou exclusão social. Nos desafios presentes está certamente o acolhimento, acompanhamento e integração de refugiados em Portugal, e também a iniciativa da Cáritas Portuguesa: PAR – Linha da Frente focada no apoio aos refugiados no Líbano.
O Clube Europeu associou-se a esta iniciativa solidária através da recolha de donativos na escola, nos supermercados e nas ruas da cidade de Serpa. Para muitos alunos, esta atividade foi a primeira experiência de voluntariado e refira-se que depositaram muita responsabilidade na realização da mesma, ficando a promessa de participação em atividades semelhantes.No final da atividade reinava um sentimento de alegria contagiante.
- Iniciativa “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”
Os alunos do Clube Europeu participaram na iniciativa de sensibilização para o acolhimento de refugiados: “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”. Esta campanha, desenvolvida a nível nacional, foi promovida pela Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), em colaboração com o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P), a Direção-Geral da Educação (DGE) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ). Após a visualização do vídeo da campanha, cada aluno partilhou com os colegas o conteúdo da respetiva mochila e os motivos que sustentaram a sua escolha. No final, foi feita uma reflexão conjunta sobre a temática, durante a qual os alunos expressaram as suas opiniões.
Semana da Europa
Decorreu de 9 a 13 de maio, no nosso Agrupamento, a “Semana da Europa” com o intuito de relembrar a data de fundação da atual União Europeia. Realizaram-se as seguintes atividades:
- Leitura da Lenda da Europa aos alunos dos 1.º e 2.º anos;
- Exposição temática sobre a União Europeia no átrio principal da escola (trabalhos elaborados pelos alunos; cartazes divulgativos do “Dia da Europa” e projeção de diapositivos ao som da Ode à Alegria de Beethoven);
- Feira de doces “A Europa no prato” (degustação de doces de alguns países membros);
- Mostra de cinema e cultura “A Europa mostra-se” (4 salas temáticas com uma pequena mostra de pintura, literatura, música e cinema de França, Alemanha, Itália e, claro, de Portugal);
- Palestra "Diversidade Cultural”, dinamizada pelo Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo e dirigida às turmas do 8.º ano. A dinamizadora da palestra abordou a diversidade geográfica e cultural dos países da União Europeia;
- Peça de teatro “A Europa de mãos dadas” (dramatização da peça aos alunos do Pré-escolar).
Os alunos participaram neste evento com grande empenho, dedicação e criatividade.
Visita de estudo
"O Espaço Público Europeu é um local aberto onde qualquer cidadão encontrará informação sobre os mais variados temas relativos à União Europeia. Pode consultar e recolher documentação, consultar bases de dados, pesquisar na Internet, aceder a material audiovisual. É também um espaço de animação e debate, que recebe escolas de todo o país e organiza eventos culturais e educativos relacionados com a União Europeia."
Fonte: Espaço Público Europeu (adaptado)
No dia três de junho, os alunos do Clube Europeu do nosso Agrupamento participaram numa visita de estudo a Lisboa (locais com grande diversidade étnico-cultural e “Espaço Europa”).
Durante a manhã, os alunos percorreram as várias artérias do centro da cidade de Lisboa. Esta experiência permitiu-lhes contactar com diferentes realidades; sentir diferentes ambientes urbanos, culturais e sociais (Mouraria, Martim Moniz, entre outros) e constatar in loco conteúdos geográficos (movimentos migratórios; fatores de crescimento e expansão urbana; morfologia urbana; áreas funcionais; problemas urbanos; atividades económicas e redes e modos de transporte).
À tarde, os alunos assistiram a uma sessão de informação no Espaço Europa sobre os seguintes temas: a história da União Europeia, os símbolos europeus, os alargamentos da União Europeia, o papel e funcionamento das instituições, os valores europeus e a cidadania europeia, viajando assim, virtualmente, pela União Europeia. Durante a apresentação, quer o comportamento quer os conhecimentos que os alunos revelaram possuir foram elogiados pela dinamizadora da sessão.
No final, cada aluno recebeu documentação diversa sobre a União Europeia, permitindo-lhe aprofundar os seus conhecimentos sobre os assuntos europeus.
De seguida, visitaram a Feira do Livro, onde lancharam, viram as últimas novidades da literatura e compraram alguns livros.
Chegámos a Serpa cansados, mas, muito felizes!
Peddy-Paper
No dia 2 de junho, o Clube Europeu e o grupo disciplinar de Educação Física organizaram o Peddy-paper “Com União, Descobre a Europa”. Este decorreu no espaço escolar e teve como público-alvo as turmas de 9.º ano, organizadas em equipas. Os alunos fizeram-se acompanhar por uma planta da escola e por um cartão de controlo, concretizando múltiplas tarefas práticas (de caráter físico e lúdico), em várias estações colocadas estrategicamente em pontos de referência da escola. Estas estações foram monitorizadas pelos membros do Clube Europeu, explicando aos colegas o objetivo da tarefa a realizar e ajuizando a qualidade/tempo de execução da mesma.
A realização desta atividade desportiva e cultural proporcionou um excelente espírito competitivo entre os alunos participantes e constituiu uma forma lúdica e pedagógica de saber mais sobre a União Europeia.
Os alunos realizaram a prova com empenho, dinamismo e entusiasmo! Todas as equipas foram vencedoras!
Outras Atividades
- Dinamização do placard do Clube e da página WEB do Agrupamento
Os alunos inscritos no Clube Europeu produziram e divulgaram informações, atualizadas e pertinentes, sobre o tema anual da Rede Nacional de Clubes Europeus “Interculturalidade e Mobilidade no Espaço Europeu”.
- As sessões semanais foram dedicadas à preparação/organização de atividades, à realização de diversas atividades lúdico-pedagógicas, à construção de um arquivo de imprensa e elaboração e aplicação de inquéritos/ entrevistas a emigrantes/imigrantes.