Atividades 2014/2015

Participação em datas/efemérides

«Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de Dezembro)

CE direitos humanos A efeméride foi assinalada na escola através de:

- Exposição de cartazes, patente no mural da História/Geografia, sobre as personalidades que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos;

- Afixação dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Dois alunos, segurando uma pomba na mão, deslocaram-se a cada sala de aula, com o propósito de explicar a cada turma a razão da existência da DUDH. Posteriormente, proferiram alguns artigos desse documento e afixaram essa informação no placard. 

Procurou-se, assim, sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de defender os Direitos Humanos como forma de garantir uma vida vida digna a todos os cidadãos.Esta atividade foi realizada em articulação com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas. 

 

 

«Natal

CE Natal1O Clube Europeu festejou esta quadra, decorando a sua árvore de Natal e elaborando um painel com o tema “Natal na União Europeia” (imagens e votos de “Feliz Natal” nas 24 línguas oficiais da União Europeia).

 

Com o propósito de divulgar a cultura, as tradições, os costumes e a gastronomia daCE Natal2 União Europeia, a professora coordenadora e os alunos inscritos construíram e dinamizaram o jogo “Tradições de Natal nos países da União Europeia”. Esta atividade realizou-se em duas etapas: a fase eliminatória para apurar a equipa vencedora de cada turma do 3º Ciclo e a grande final, disputada na cantina da nossa escola, no dia dezasseis de dezembro, onde oito equipas responderam a questões sobre as tradições de Natal dos Estados-membros da União Europeia.

 CENatal3

A atividade permitiu o aprofundamento de alguns conhecimentos adquiridos em contexto  de sala de aula e promoveu a competição saudável entre turmas.

 

 

 

«Semana da Europa

CE semana1Decorreu de 4 a 8 de maio na nossa escola a “Semana da Europa” para relembrar a data da fundação da atual União Europeia. Realizaram-se as seguintes atividades:

- Exposições temáticas sobre a União Europeia no átrio principal e na biblioteca da escola (4 a 8 de maio).

CE Semana2 CE Semana3 CE Semana4

 - Leitura de contos e lendas da Europa na biblioteca da escola (4 a 8 de maio).

- Jogo didático “Com União, descobre a Europa!” – dirigido às turmas do 8º ano (4 e 8 de maio).

- Documentários: "Ulisses - Relançar a Europa a partir do Sul"; "Bebés" - dirigidos às turmas do 3.º ciclo (6 e 7 de maio).

- Palestra "Ajuda ao desenvolvimento da UE”, dinamizada pelo Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo – dirigida às turmas do 9º ano (5 de maio). A dinamizadora da palestra, Fátima Diogo, deu especial ênfase às políticas de desenvolvimento e de ajuda externa da UE e abordou transversalmente diversos temas mensais do AED.

- Sessões de informação sobre a UE, dinamizada pelo Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo – dirigidas às turmas do 7º ano (6 de maio).Foi possível abordar diversos temas, como a criação do projeto europeu, os atuais Estados-membros, os principais símbolos que caracterizam a UE e a cidadania europeia.

CE Semana5

  

CE Semana6

 CE Senana7

- Içar da bandeira da UE, entoação do "Hino da Europa" (Clube de Música) e recriação da Lenda da Europa - turmas do 1.º ciclo (7 de maio).

 

-  Iniciativa "Por uma Europa Unida" dirigida às turmas do 7.º ano (8 de maio). Esta atividade incluiu um momento lúdico (realização de jogos tradicionais) e um momento de reflexão (leitura de textos sobre os conflitos e os problemas do mundo atual).

Com estas atividades, o Clube Europeu pretendeu promover um maior conhecimento da organização, funcionamento e políticas de desenvolvimento da UE, fomentar o interesse e a participação dos alunos em atividades relacionadas com a UE e, simultaneamente, sensibilizar os jovens para a importância das suas atitudes e dos seus hábitos na criação de um mundo mais solidário e justo.

 

CE Semana8 

 

«Dia da Criança 

CE DiaC1No dia 1 de junho, o Clube Europeu celebrou o Dia Mundial da CriançaPara além do objetivo de comemorar a efeméride, pretendeu-se também compreender os obstáculos que as crianças enfrentam no exercício dos seus direitos, conhecer os objetivos de Desenvolvimento do Milénio que estabelecem prioridades para a infância e reconhecer o papel da União Europeia na defesa dos direitos e na promoção do bem-estar de todas as crianças do mundo. Nesta data, onde as crianças são o centro das atenções, organizaram-se diversas atividades:

- Exposição temática sobre os direitos das crianças, a situação das crianças no mundo e os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio;

- Leitura de um conto de Eugénio de Andrade pelos alunos do Clube Europeu e distribuição de marcadores de livros e de pulseiras com mensagens aos alunos do 3º Ciclo.

 

CE DiaC2    - A iniciativa ”Um mundo inteiro a cantar” consistiu na leitura de um texto de sensibilização elaborado pelos alunos do Clube Europeu, na distribuição de pulseiras e do jogo “Quantos-Quer ODM”. Esta culminou com um momento musical, dinamizado pelos alunos do 5.º A e pelo Clube de Música, que tocaram e cantaram músicas alusivas à temática da comemoração. 

 

 

 

 

 

«Campanhas Solidárias

CE CSol1CE CSol2O Clube Europeu colaborou na realização da campanha de recolha de livros não escolares (histórias, contos, banda desenha, etc.), com o objetivo de equipar diversas bibliotecas em Moçambique. Tratou-se de uma iniciativa promovida pela Associação de Defesa do Património de Mértola, em parceria com o Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo, e diversas ADLS. O Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa foi, então, um dos pontos de recolha dos donativos.

A comunidade educativa abraçou, de forma entusiástica, esta causa solidária. 

CE CSol3- A professora coordenadora do Clube Europeu e o professor de Educação Moral e Religiosa Católica organizaram, no dia 17 de março, uma palestra destinada aos alunos do 8º ano e aos alunos inscritos no Clube Europeu. A Doutora Cristina Fernandes da Cáritas Diocesana de Beja deu a conhecer a missão, a forma de atuar perante situações de dificuldade e de calamidade, e apresentou o projeto “Dar e Receber”. Os alunos acolheram com entusiasmo o trabalho desenvolvido pela Cáritas e mostraram-se disponiveis para desenvolver ações de solidariedade social. 

Dando sequência a esta parceria, no dia 22 de abril, os alunos realizaram uma atividade solidária, que consistiu na apanha de laranjas (herdade da Bica) para a Cáritas Diocesana de Beja distribuir pelas famílias mais carenciadas do distrito.

 CE CSol4

 

«Outras Atividades

 CE OA1- Dinamização do placard do Clube e da página WEB do Agrupamento

Os alunos inscritos no Clube Europeu produziram e divulgaram informações, atualizadas e pertinentes, sobre os temas mensais do Ano Europeu para o Desenvolvimento.

- Realização do jogo didático - União Europeia = ator global

Os alunos inscritos no Clube Europeu desenharam no recreio da escola um jogo de tabuleiro e criaram cartões-perguntas e cartões-desafio relacionados com o Desenvolvimento e a Ajuda Humanitária em geral, e a acção da União Europeia neste âmbito.

CE OA2

 

- As sessões semanais foram dedicadas à preparação/organização de atividades, criação de pequenos contos e realização  de diversas atividades lúdico-pedagógicas. 

CE OA3

Informações adicionais