A Escola

 

escolavm

 

Caracterização da escola:

A EB de Vales Mortos é uma das cinco escolas de 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa.

Pertence à União de Freguesias de Salvador e Santa Maria (Serpa) e fica situada numa zona periférica da aldeia de Vales Mortos, a uma distância de aproximadamente 20 Km da sede do concelho.

Vales Mortos antiga redÉ um edifício antigo da tipologia Plano dos Centenários mas que se encontra ainda em razoável estado de conservação, tendo sido alvo de obras de recuperação e beneficiação no ano letivo 2005/2006. 

Possui duas salas de aula, cada uma com área aproximada de  48m2  e duas salas mais pequenas que foram construídas aquando das obras de conservação atrás citadas, numa das quais funciona o refeitório e na outra as Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs).

As salas maiores são ocupadas com as turmas de 1.º ciclo e Pré-escolar. 

Existem ainda as instalações sanitárias.

O espaço envolvente da escola é amplo, com um pequeno equipamento de recreio. No entanto, o pavimento exterior que circunda o edifício é de terra batida em toda a sua área, não apresentando as melhores condições para a permanência dos alunos durante os recreios, sobretudo na época da chuva. Também não dispõe de recreio coberto.   

vmparquered vmparqrecred vmrecreiored

escolalateralredu

 

No âmbito do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e como resposta às necessidades das famílias, a partir do ano letivo 2006/2007, a autarquia passou a garantir o fornecimento do almoço aos alunos desta escola, sendo as refeições confecionadas  no refeitório da escola sede e transportadas pela autarquia. De facto, este serviço representa uma enorme mais-valia para as crianças desta escola, tanto mais que, na sua grande maioria, não residem na povoação, permanecendo na escola todo o dia, podendo usufruir assim, de uma refeição quente e nutricionalmente equilibrada.

Ao longo do tempo já funcionou neste edifício o Ensino Básico Mediatizado (EBM), com uma turma de 5.º ano e outra de 6.º ano, o qual foi extinto no final do ano letivo de 2003/2004.  

Este edifício escolar alberga também, desde o ano letivo 1999/2000, o Pré-escolar Itinerante, o qual, quando iniciou, funcionava em alternância com o Pólo de Santa Iria, passando mais tarde, no ano letivo 2011/2012,  a funcionar apenas em Vales Mortos, visto que os poucos alunos existentes em Santa Iria e a proximidade desta localidade com Serpa, não justificava aí a sua continuidade.

 

Recursos humanos:

No ano letivo 2015/2016  frequentam o 1.º Ciclo na EB de Vales Mortos 14 alunos, formando apenas uma turma.

 

 Turma   Ano   N.º de Alunos   Docente Assistente Operacional
VM 



1.º 5 Maria de Lurdes Bento  ----
2.º 5
3.º
4.º

 

alunosvm

 

Na sua grande maioria, os alunos são oriundos dos montes circundantes, dispersos na denominada Serra de Serpa e bastante distantes geograficamente, tendo os alunos que percorrer, diariamente, vários quilómetros no seu percurso casa-escola. O apoio da Câmara Municipal, ao nível do transporte, constitui um contributo muito positivo para a igualdade de oportunidades de acesso à escola por parte destas crianças, minorando as desigualdades regionais e evitando que esses trajetos tenham que ser realizados a pé, como antigamente, num passado ainda recente, o eram.

Quanto ao Pessoal Não Docente, não se encontra afeta a esta escola nenhum assistente operacional. De modo a suprir esta falta, durante vários anos foi contratada a horas, uma tarefeira. Nos últimos dois anos letivos, tem-se contado com o grande apoio da Junta de Freguesia, que disponibiliza um trabalhador para realizar estas funções, minimizando assim, a falta que se faz sentir no Agrupamento, e em especial nesta escola, ao nível de recursos humanos não docentes.

 

  

Horário de funcionamento:

A EB de Vales Mortos funciona em horário normal.*

HORÁRIO Entrada Saída Intervalo para recreio Intervalo para almoço
Período da manhã 9:00h 12:30h 10:00h às 10:30h 12:30h às 13:30h 
Período da tarde 13:30h 15:30h 15:30h às 15:45h
AECs   15:45h  16:45h  -----

 * O horário pode sofrer ligeiras alterações de acordo com a necessidade de flexibilização das AECs.

 

Horário de atendimento aos Encarregados de Educação:

Docente  2.ª feira  3.ª feira  4.ª feira  5.ª feira
Prof.ª Lurdes Bento   16:45 h       15:30 h 15:30 h 15:30 h

 

Oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular:

Clube de Ciências

Atividade Física e Desportiva (AFD)

Educação Musical

Inglês (para 1.º, 2.º e 4.º anos)

 

Outras ofertas:

"Cante nas Escolas" - Projeto desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Serpa, dinamizado pelo Prof. Pedro Mestre.  

musica

 

 


  

Contactos

cartaz2

Rua da Escola s/n
7830-000 Vales Mortos

telefone

Telefone: 284 595 495

Localização

mapavm


 

Sobre Vales Mortos

logo salvadorlogo sta maria

 

Vales Mortos é uma pequena aldeia do concelho de Serpa, distrito de Beja. 

Situada numa das zonas mais tranquilas do Alentejo, bem no coração da denominada Serra de Serpa, pertence, atualmente, à União de Freguesias de Salvador e Santa Maria, tendo pertencido, anteriormente à aplicação da Lei nº 56/2012, de 8 de novembro, e da Lei nº 11-A/2013, de 28 de janeiro, à Freguesia de Salvador. 

mapa 

 

A cerca de 20 quilómetros da sede do concelho, Vales Mortos está situada à beira da estrada nacional 265, entre Serpa e Mértola.

 mapavmred

 

Não é das mais antigas povoações do concelho, nem possui uma grande história, sabendo-se muito pouco acerca das suas origens. No entanto, é provável que tenha começado num simples lugarejo.
Segundo informação que se vai transmitindo de “boca-em-boca”, o início desta povoação remonta à segunda metade do século XIX. Também no “dizer do povo”, terá sido no sítio onde, atualmente, se localiza a Rua Larga, que foi construída a primeira cabana e as primeiras casas de taipa nas Ruas de Paimogo e de Serpa.

 rualargared

 

A sua localização geográfica, nomeadamente o facto de ser uma zona de passagem para as minas de S. Domingos, terá contribuído de forma decisiva, para aí se fixarem algumas pessoas que passaram então, a denominar, o lugar recém-criado, como Aldeia do Pica-Teles, designação que provavelmente teria a ver com o nome dos seus primeiros habitantes (os primeiros habitantes terão sido o senhor Amador, natural de Baleizão, o Teles de Pedrogão e o Pica de Vale de Vargo, sendo os dois primeiros antepassados do senhor Manuel Elisiário). Mais tarde, passou a chamar-se Vales Mortos. A origem toponímica, embora também por comprovar, terá ficado a dever-se ao facto dos habitantes dos arredores (malhadeiros) assim a denominarem, devido aos vales ao seu redor não serem cultivados.

A povoação de Vales Mortos ocupa uma área aproximada de 48 hectares, possuindo, atualmente, uma população residente, bastante envelhecida, de cerca de 180 pessoas (mais 40, entre emigrantes e pessoas que têm em Vales Mortos a segunda habitação e que aqui permanecem cerca de metade do ano). Ao longo das últimas décadas verificou-se um decréscimo progressivo no número de habitantes, o qual se tem vindo a acentuar até aos dias de hoje. Em meados do século passado, Vales Mortos apresentava uma população bem mais jovem, e terá chegado, nessa altura, a contar com cerca de 800 habitantes, incluindo os dos montes circundantes e os trabalhadores sazonais que vinham por altura da apanha da azeitona e da ceifa dos cereais. 

Relativamente a atividades profissionais, a taxa de desemprego acaba por não ser significativa porque a população ativa está quase toda empregada ou tem uma ocupação profissional por conta própria, dedicando-se muitas famílias, sobretudo as que residem nos montes circundantes dispersos na serra, a diversas atividades no âmbito da exploração agrícola e pecuária.
Apesar da pequena dimensão e dos efeitos menos favoráveis da sua interioridade em termos geográficos, Vales Mortos é uma aldeia de gente dinâmica, com iniciativa e muito orgulho na sua terra.
Para além de alguns pequenos estabelecimentos comerciais existentes na povoação (mercearias, cafés, oficinas de reparação automóvel, padaria, queijaria, comércio de rações e materiais de construção, venda de mobiliário com carpintaria) que têm conseguido subsistir às épocas de crise, é de realçar a dedicação de algumas famílias a atividades que têm projeção, não só a nível local, mas também regional, é o caso da panificação e do fabrico de queijo. Não esquecer que Vales Mortos se situa na Serra de Serpa onde se localizam várias queijarias e onde é produzido o famoso queijo de Serpa.


Relativamente ao património edificado e no que concerne a monumentos históricos, não existem.

A Capela existente em Vales Mortos é muito recente. Foi inaugurada em Julho de 1982 e está situada numa zona periférica da aldeia junto à casa mortuária e ao cemitério, no lado oposto ao da concentração do casario, separando-os a Estrada Nacional 265 .

igrejavm2red

 

 

 

 

 

 

igrejavm1redigrejavmred

 

igrejacartaz


Como atividades culturais e religiosas há a referir a Festa em Honra de Santa Maria e São José que se realiza há já bastante tempo, todos os anos, em meados do mês de Agosto, de modo a coincidir com o dia 15, dia consagrado a Santa Maria.

No que diz respeito a grupos, associações e coletividades de caráter cultural, recreativo e desportivo existentes na localidade há a mencionar a Sociedade Recreativa de Vales Mortos fundada em 8 de Junho de 1994.

sociedadered socied

 

Como infraestruturas de apoio ao desporto, cultura e lazer existe o Centro Cultural edificado em 1990.

Relativamente a outros equipamentos coletivos, destinados sobretudo aos mais pequenos, existe o Jardim, com Parque Infantil.

jardim vm1red

 

Vales Mortos é uma terra que guarda bem as suas tradições.

Aqui, ainda é possível assistir a algumas rotinas que até há bem pouco tempo faziam parte do quotidiano das gentes desta zona e de toda a Serra de Serpa. A matança do porco é uma dessas tradições, ligada a uma economia de subsistência, muito rentável por não originar desperdícios, proporcionando alimentos que podiam ser armazenados e consumidos durante todo o ano, cujos processos de conservação, sobretudo o fumeiro e a salga, eram determinantes, numa zona onde a energia elétrica tardou a chegar, ficando uns produtos em conserva na salgadeira e outros no fumeiro - o varal com as chouriças e os paios.
Realizada hoje em dia, ainda por algumas famílias, mas apenas para consumo doméstico, a matança do porco continua a aliar o fator da subsistência, importantíssima no passado para as gentes do interior, a um forte convívio social, entre familiares e amigos.

Na área da saúde há a referir a existência de uma Extensão do Centro de Saúde (de Serpa) onde decorrem consultas com uma periodicidade de duas vezes por semana. É possível também a recolha de amostras para análises, efetuada por um laboratório privado, uma vez por semana.


Na área da educação e ensino, atualmente, existe o 1.º Ciclo do Ensino Básico e o Pré-escolar (itinerante).

 

esteva  serra serpa  rosm 

 

Nota: Agradecemos a colaboração do Sr. Manuel Martins que nos forneceu algumas informações e imagens sobre Vales Mortos.

Também consultámos o blog "Vales Mortos, uma aldeia perdida na serra" através do qual é possível saber um pouco mais das gentes desta terra.  


  

Informações adicionais