Lançamento do livro "O que ficou... do cravo na espingarda?" na FLIS

Na passada sexta-feira, dia 25 de maio de 2024, pelas 18h00, o Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa apresentou, na Feira do Livro Infantil de Serpa (FLIS), o livro coletivo O que ficou… do cravo na espingarda?, elaborado no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

O embrião deste projeto foi um desafio de Escrita lançado aos alunos do 9.º ano, na disciplina de Português, em articulação com Educação Visual. A antologia reúne 36 textos (31 contos, três memórias e dois poemas) e 31 ilustrações, elaborados pelos alunos do Agrupamento, aos quais se juntaram ex-alunos, professores, colaboradores dos Grupos Interativos, assistentes operacionais e alunos da Academia Sénior. Contou, ainda, com o apoio da Câmara Municipal de Serpa para a publicação.

O livro nasceu, como sublinha, no prólogo, a professora de Português Maribel Paradinha, «como um dever de memória (na feliz expressão de Primo Levi) e uma celebração das conquistas adquiridas; como uma necessidade de estreitamento e de transmissão intergeracionais; como um meio de nos interessarmos pelo Outro e nos conectarmos pelos afetos; e como uma mostra de que, como diz o tão citado provérbio africano, “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança.”. Mais do que a prova do que somos ou não capazes de fazer [conclui a docente], este livro é a evidência de que juntos podemos fazer e fazemos melhor!»

Aos autores, aos ilustradores, a todos os outros que o tornaram possível e aos que nos acompanharam no lançamento do livro, o nosso muito obrigada!

 


 

Informações adicionais