Premiadas no Concurso literário infantil e juvenil ASSESTA

 

 

Da esquerda para a direita: Camila Acabado (1.º ano), Professora Guadalupe Apolinário (Professora Bibliotecária), Madalena Caro (6.º ano) e Rita Neves (8.º ano) do AE n.º 1 de Serpa com Inês Salgueiro (10.º ano) do AE n.º 2 de Serpa.

Na passada quinta-feira, dia 18 de abril de 2024, foram conhecidos, em sessão pública, os 12 vencedores e os 8 finalistas da 1.ª Edição do Prémio Infantil e Juvenil ASSESTA. 

O concurso, dirigido aos alunos de todos os Agrupamentos de Escolas, Escolas Não Agrupadas e Escolas Profissionais dos municípios que integram a CIMBAL, foi criado com o objetivo de “fomentar o gosto pela leitura e escrita, a promoção da Língua Portuguesa e incentivar a criação literária sobre temáticas de carácter global e identitário.” Nesta 1.ª edição, o tema escolhido fez eco às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Os textos dos premiados e dos finalistas foram publicados no livro com o título do tema desta edição: O valor da liberdade e da democracia.

Os textos dos alunos AE n.º 1 de Serpa selecionados para o concurso foram: “Liberdade. Democracia”, de Camila Acabado, aluna do 1.º ano da Escola Básica de Pias (Finalista, no escalão do 1.º ciclo); “A Liberdade”, de Madalena Caro, aluna do 6.º ano da Escola Básica Abade Correia da Serra (2.º Lugar, no escalão do 2.º ciclo); “Hoje, venho aqui contar”, de Rita Neves, aluna do 8.º ano da Escola Básica Abade Correia da Serra (2.º Lugar, no escalão do 2.º ciclo). 

A estas vencedoras juntou-se outra do concelho de Serpa, ex-aluna do AE n.º 1 de Serpa, atualmente aluna da Escola Secundária de Serpa, Inês Salgueiro, cujo texto “Em troca da luta, desvalorização” foi também Finalista, no escalão do Ensino Secundário.

A cerimónia de revelação e entrega dos prémios decorreu no auditório da CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo). 

Parabéns às nossas vencedoras!  

 


 

 

Informações adicionais