Feira das Profissões Junho 2019

FeiraprofissoesNos dias de hoje, os jovens são, constantemente, confrontados com inúmeros desafios e escolhas pelo que se considera natural o surgimento de dúvidas e indecisões.

A escolha vocacional acontece num período conturbado da vida do estudante, em que se assiste a períodos de crise, conflitos, transição, adaptação, ajustamentos e mudanças, próprios do desenvolvimento do indivíduo na adolescência. Logo, para muitos jovens, a chegada ao final do 9.º ano é, frequentemente, geradora de stress, ansiedade e insegurança.

O processo de realização de uma escolha escolar/vocacional torna-se bastante complexo ao requerer um conhecimento aprofundado não apenas das áreas específicas mas também de si próprio.

Nesse sentido, ao longo do ano letivo as psicólogas do Agrupamento desenvolvem, junto das turmas de 9.º ano de escolaridade e PIEF, o programa Pensar o Futuro que, para além de orientar e capacitar os alunos relativamente ao conhecimento e exploração das suas aptidões, interesses e aspirações, procura dar a conhecer a realidade acerca das oportunidades do mundo do trabalho e consciencializar os alunos acerca das aptidões e habilidades necessárias para o exercício das diversas profissões de modo a orientá-los para a escolha vocacional que melhor se ajuste a cada um.

Neste sentido vai realizar-se na EB Abade Correia da Serra, no dia 22 de maio pelas 14h30m, e na EB de Pias, no dia 5 de junho pelas 10h30m, uma Feira das Profissões com a presença da Escola Secundária de Serpa e de escolas profissionais da região.

Esta iniciativa encontra-se aberta a alunos assim como a pais/Encarregados de Educação, que desempenham um papel fundamental no processo de escolha vocacional dos filhos/educandos, com o fim de apoiar e facilitar uma tomada de decisão consciente, e ponderada, ao proporcionar o acesso a informações relativas às ofertas escolares e formativas existentes em diversas áreas.

FPserpa FPPias


 

Informações adicionais